quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

HISTÓRIA DO BATOM VERMELHO


O nome vem do francês bâton, literalmente "bastão”, Vários historiadores catalogaram a existência do cosmético (BATOM) em vários lugares no mundo.
Colorir os lábios começou a ganhar alguma popularidade na Inglaterra do século 16.
 Guerlain, uma empresa de cosméticos francesa, começou fabricar batom. O primeiro batom comercial foi inventado em 1884, por perfumistas em Paris na França, embrulhado em papel de seda e feito a partir de sebo de veado, óleo de rícino e cera de abelha.
No século 19, o batom era colorido através de corante carmim. O corante carmim era extraído de cochonilha. A cochonilha é um inseto que produz ácido carmínico para evitar a predação por outros insetos, o batom não vinha em um tubo, mas era aplicado com pincel, o corante carmim era caro e aparecer de batom carmim era considerado pouco natural e teatral.
No início da década de 1890, o carmim foi misturado a uma base de cera e óleo, a mistura rendeu uma aparência natural e foi mais aceitável entre as mulheres.
Em 1915, o batom foi vendido em cilindros metálicos que foram inventados por Maurice Levy.
 Em 1923, o primeiro tubo giratório foi patenteado por James Bruce Mason Jr.
Como as mulheres começaram a usar batom para fotografias, a fotografia ajudou o batom a ser aceitável entre as mulheres, Elizabeth Arden e Estee Lauder começaram a vender batom em seus salões.

Após o avanço tecnológico na fabricação das mais variadas cores de batom ,o Batom vermelho ainda continua sendo símbolo de sensualidade,Glamour e elegância. 

Grandes celebridades são adeptas ao uso de batom vermelho,entre elas:
Angeline Jolie,Rihanna,Megan Fox,Katy  Perry.