sexta-feira, 11 de outubro de 2013

OUTUBRO É O MÊS DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Outubro Rosa





Desde 1990, o mês de outubro tem um colorido diferente, principalmente para as mulheres, é o ‘’OUTUBRO ROSA’’. Essa campanha tem como finalidade alertar e conscientizar sobre a importância do auto-exame e a prevenção do câncer de  mama ,que mais mata no Brasil.

História

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.

 Casos no Brasil

O câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres por tumor no país. Entre os óbitos por doenças em geral no sexo feminino, perde apenas para os problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima, para 2012, um total de 52.680 novos casos de câncer de mama entre as mulheres. Por região, o Sudeste lidera o ranking (29.360), seguido do Sul (9.350), Nordeste (8.970), Centro-Oeste (3.470) e Norte (1.530).
Em relação às mortes pela doença, o dado mais recente que o Inca tem é de 2010, registrado no banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), com 12.705 óbitos de mulheres e 147 de homens somente na rede pública.
No sexo feminino, atrás desse tipo de tumor, em número de diagnósticos, aparece o de colo do útero, com 17.540 novos casos previstos para 2012.

Prevenção


 

Auto-Exame



FONTES :(BEM ESTAR GLOBO,G1,WIKIPEDIA,DIÁRIO DA BELLA)

                  PARA SABER MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE :


ATÉ A PRÓXIMA MENINAS!!!